terça-feira, 12 de abril de 2011

O MEU CIRCUITO DE MANUTENÇÃO

O MEU CIRCUITO DE MANUTENÇÃO »»»» (07FEV2008)

Desde de Julho de 2007 que, diariamente, me propus cumprir o que os médicos vêm recomendando. Estava intoxicado com medicamentos, para tudo. As minhas pernas já estavam tão presas que me considerava um velhote de 90 anos. Mentalizei-me de que tinha que andar a pé, pelo menos, 30 minutos, por dia, numa marcha constante. Logo, tive que estabelecer um percurso, por forma a que não passasse duas vezes pelo mesmo caminho. Em princípio a caminhada durava uma hora, num circuito que passava por meio de pinhais, mas de regresso a casa, tinha que passar num arruamento com muitos carros e acabava por ter que respirar muitos gases dos fumos desses automóveis. Em Outubro de 2007, procurei outro itinerário, por forma a não passar nas estradas ou ruas onde circulassem automóveis. Consegui um circuito maravilhoso, sempre no meio dos pinhais, com pinheiros, eucaliptos, mimosas, austrálias, estevas, oliveiras e muitas carrasqueiras. São três horas de caminhada, com passo largo, sempre a puxar, mas, quando regresso a casa já venho outro. Muito mais activo e deixei de tomar muitos dos medicamentos que tomava, por sentir que já não me faziam falta, porque as dores foram embora e a diabetes, com dieta e com o esforço, passou a estar nos valores normais. Tem valido a pena percorrer todo o cricuito, desde a Rua Alexandre Herculano - Belas, passar pelo cemitério da Vila, subir até ao alto da serra da Carregueira, tudo na freguesia de Belas, e regressar. Digo que tem sido maravilhoso este meu esforço. Aconselha-se! Oportunamente irei publicar as fotografias do meu circuito de manutenção pedonal.

Sem comentários:

Enviar um comentário